Filtro dos sonhos.

Oi meninas, tudo bom?  Hoje eu vim falar sobre o filtro dos sonhos. O filtro dos sonhos é um artesanato indígena. Hoje é muito usado como decoração, tatuagens e acessórios, mas será que todos sabem do que se trata esse símbolo.  ( De uns tempos pra cá o filtro dos sonhos passou a ser bem reconhecido, tenho pra mim que foi a partir do filme Lua Nova, em que o personagem Jacob dá um desse artesanato para a Bela ) Voltando! O filtro dos sonhos tem sua origem desconhecida, embora uma grande maioria diga que esse símbolo tem origem de tribos americanas, sendo originário da tribo dos Ojibwe ou da tribo dos Chippewa. Sua verdadeira origem se perdeu durante o tempo, mas seu significado perdurou.  



Em alguns mitos sobre sua criação acreditam que no inicio do mundo tudo era escuridão, até que a aranha trouxe o sol e o fogo ao mundo e mostrou seu conhecimento aos índios.  Já em outros mitos dizem  que a aranhaIKTOMI "  apareceu certa noite para um velho índio que foi até o topo de uma montanha em busca de visão e comunicou-se em sua linguagem sagrada com esse índio, a aranha teceu sua teia com cabelo de cavalo e as coisas que havia recebido. E enquanto tecia sua teia IKTOMI falou sobre o ciclo da vida e das forças más e boas que atuam nossas vidas.


"Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para direção que causará dor e infortúnios".
No xamanismo esse símbolo evoca-se a criatividade e a imaginação.  O poder para que faça de seus sonhos realidades, conhecimento para compreender sobre a "teia da vida" e também dando clareza para que você seja independente e corajoso para lidar com seus problemas emocionais ou espirituais. 


O símbolo é composto por um círculo que representa o ciclo da vida,  as teias são os nosso sonhos, tanto os sonhos que temos como o sonhos da nossa alma e também as energias que emanam pelo mundo. A teia quando está pendurada consegue pegar sonhos quando eles ainda estão no ar, os sonhos bons deslizam pelas penas até alcançar quem está dormindo, já os sonhos ruim ficam presos no circulo até o nascer do sol, desaparecendo com a primeira luz do dia.  




Pode me considerar a louca do filtro dos sonhos, pois eu realmente simpatizei com o mito e com o símbolo.  Desde quando eu vi pela primeira vez em um brinco que comprei do índio e ele me disse.  Tenho um e sempre deixo bem na minha janela, ao lado da minha cama.  Sempre levo comigo que tudo em que colocamos fé realmente possa vir a ter algo mágico.

Então pessoal, espero que tenham gostado do post.  
Um super beijo!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger